Edit Content
Phasellus ullamcorper odio vitae eleifend ultricies lectus orci congue magnain egestas nulla.

Social :

Projeto

Craft Turismo Criativo

O projeto Craft Turismo Criativo visa a preservação, valorização e promoção dos recursos relacionados com património cultural artesanal e imaterial dos municípios de Aguiar da Beira, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo e Sátão.

Promovido pela Associação de Desenvolvimento do Dão em parceria com a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, o projeto tem como principal objetivo a estruturação de um roteiro em torno dos recursos e produtos e práticas artesanais presentes no território.

Esta iniciativa tem como base a excelência dos recursos endógenos ligados ao artesanato, nomeadamente as matérias-primas, os artesãos e outros agentes associados ao saber-fazer regional.

Ao longo do projeto desenvolveram-se ações que envolveram ativamente os municípios, associações, e entidades de ensino profissional e superior. A fase de Levantamento e Caraterização de materiais, recursos, modos de produção e agentes artesãos, serviu para constituir um diretório de artesãos que se pretende ir atualizando ao longo do projeto.

Numa fase seguinte desenvolveram-se Oficinas Criativas que culminarão com a Mostra e Exposição dos produtos resultantes do processo de trabalho oficinal. Por fim, será estruturada a Rota do Saber-Fazer que oferece experiências aos visitantes e turistas, convidando-os a conhecer o saber fazer, os modos de produção em áreas como a cerâmica, o têxtil, o trabalho com madeira, as fibras vegetais entre outras.

O trabalho desenvolvido convergirá neste espaço digital e online, através do qual poderá conhecer todo o processo que deu origem à criação de uma inédita linha de novos produtos e de um roteiro de experiências. As ações desenvolvidas neste âmbito contribuíram, assim, para a qualificação da oferta e da cadeia de valor turístico destes territórios, com especial enfoque na estruturação e diversificação de experiências temáticas suportadas numa rede de parcerias que envolve agentes públicos e privados, locais e regionais.

Craft Turismo Criativo

Mapa de Municípios

2024

Craft – Turismo Criativo está de volta!